Adágio é uma palavra francesa derivada do italiano ad agio, alguns professores usam “adage,” a adaptação francesa, enquanto os americanos preferem o original italiano.
Na dança que tem dois significados:
Primeiro: Uma série de exercícios na sequência da prática feito no centro da sala de aula, composto por uma sucessão de movimentos lentos e graciosos que podem ser simples ou de caráter mais complexo, executados com fluidez e aparente facilidade.
Esses exercícios desenvolvem um poder de sustentação,dando mais linha nos movimentos do bailarino, equilíbrio e postura bonita que permite ao bailarino executar com majestade e graça.
As etapas principais do adágio são pliés, développés, fouette grand en tournant, dégagés, grand rond de jambe, rond de jambe en l’air, coupés, tendus battements, atitudes, arabesques, os preparativos para piruetas e todos os tipos de piruetas.
Segundo: A abertura do clássico pas de deux, em que a bailarina, ajudada por seu parceiro, executa os movimentos lentos. A bailarina, assim, exibe sua graça, a linha e o perfeito equilíbrio durante a execução de développés, piruetas, arabesques e assim por diante, e consegue combinações de passos e poses que seriam impossíveis sem a ajuda de seu parceiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário