quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Grandes nomes do Ballet – Mikhael Fokine

Mikhael Fokine (1880-1942) é um dos mais conhecidos coreógrafos do século XX. Nasceu em São Petersburgo em abril de 1880 e estudou no Teatro Imperial. Formou-se com 18 anos, ingressou no Teatro Marynsky e em 1904 tornou-se solista. Começou a ensinar no colégio Imperial em 1902 e fez sua primeira coreografia para uma apresentação dos estudantes. Em 1907, criou o solo A Morte do Cisne, com música de Camille Saint-Saens para Anna Pavlova. Este solo tornou-se um dos mais famosos de Pavlova, contava a história do último vôo de um cisne, antes de sua morte. O primeiro ballet coreografado por Fokine, para o Teatro Marynsky foi Le Pavillon d’Armide, que também estava no repertório do Ballet Russo de Diaghilev, em Paris, em 1918. Tornou-se então primeiro o coreógrafo de Diaghilev, apesar de continuar a dançar na Rússia até 1918. 
Fokine foi considerado o fundador do ballet moderno, baseando sua coreografia no antigo sistema de treinamento, mas eliminando tradições rígidas. Era um bailarino forte, mas será mais lembrado pelas grandes contribuições nas mudanças do ballet.
Emigrou em 1929 para os Estados Unidos, onde formou várias companhias e conduziu uma escola de ballet.
Em 1932 tornou-se cidadão americano. Casou com Vera Antonovna e seu filho Vitale, tornou-se professor em nova York. Entre aproximadamente os setenta ballets criados por Fokine estão: Príncipe Igor, O Pássaro de Fogo, Sherazade, O Espectro da Rosa e Petrushka. 
rabalhou como coreógrafo chefe para o empresário Serge Diaghilev, Fokine conquistou Paris e toda a Europa quando Ballet Russo de Serge Diaghilev estreou na capital francesa em 1909.
Pelos próximos 20 anos a companhia de Diaghilev dominaria o mundo do ballet. O maior de seus coreógrafos era Fokine, cujo Pretrushka (1911) combinava a música de Igor Stravinsky, a decoração de Aleksandr Benois e a dana de Vaslav Nijinsky ( o novo Deus da dança), Tamara Karsavina e Enrico Cecchetti. A maestria de Fokine em valores e seus efeitos da dança-mímica criaram um novo estilo teatral. Seus ballets incluíam La Sylphides (1909, originalmente Chopiniana, 1907), Le Pavillion d’Armide (19807), Le Carnaval (1910), e  L’Oiseau de Feu (Pássaro de Fogo, 1910). Numerosos dançarinos eram associados à Companhia de Diaghilev: Adolf Bolm, Alexandra Danilova, Arton Dolin, Alicia Markova e Olga Spessivtesa.
A bailarina russa Anna Pavlova dançou pouco na companhia de Diaghilev; com sua própria trupe ela viajou todo o mundo educando audiências na dança clássica. Do período de Diaghilev uma tradição de grande valia nasceu.
Tantos coreógrafos mundialmente conhecidos como Vaslav Nijinsky, sua irmã Bronislaava Nikinska, Leonid Massine e George Balanchine foram todos patrocinados por Diaghilev. Contribuições esplendorosas feitas por Benois, Leon Bakst, Michel Larionov e Natalia Goncharova, assim como por artistas na escola moderna francesa, incluindo Fernand Leger, George Braque, Pablo Picasso e Henri Matisse. 
O maior compositor de ballet deste século, Stravinsky começou sua carreira com o Ballet Russo.





 ass:Dayanne Raab

Nenhum comentário:

Postar um comentário